quarta-feira, janeiro 28, 2015

Programa Investe Jovem com candidaturas abertas de 21 de Janeiro a 31 dezembro de 2015

Programa Investe Jovem com candidaturas abertas de 21 de Janeiro a 31 dezembro de 2015

Integrado na Garantia Jovem abriram ontem, dia21 de janeiro, as candidaturas para o Programa Investe Jovem, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Programa Investe Jovem destinado aos jovens entre os 18 e os 30 anos, inscritos como desempregados, com projetos e ideias de negócio e formação adequada para a sua concretização.

Através do Investe Jovem o IEFP concede apoios financeiros e técnicos aos jovens candidatos que apresentem projetos de investimento e criação do próprio emprego, contribuindo, também, para fomentar o desenvolvimento e crescimento regional e local, sendo que todos os processos de decisão, processamento dos apoios financeiros, gestão dos reembolsos e acompanhamento da atividade das iniciativas são da responsabilidade do IEFP.

Para mais informações sobre as condições de candidatura e acesso ao Programa deve ser consultado oregulamento específico e informação de síntese sobre o programa, no portal do IEFP www.iefp.ptQualquer esclarecimento adicional é facultado nos centros de emprego e formação profissional do IEFP, através do centro de contacto (tel: 808200670), ou ainda, via e-mail para o endereço iefp.info@iefp.pt 

terça-feira, janeiro 27, 2015

Nota de Imprensa Fim-de-semana Solidário pelo Nelson


No fim-de-semana passado 24 e 25 de Janeiro, várias entidades do concelho juntaram se num fim-de-semana solidário de atividades para angariação de fundos para a campanha, no sábado realizou se o zumba solidário, um agradecimento especial as monitoras que aceitaram o nosso desafio e no domingo uma caminhada solidária.
Associação Transcudânia quer agradecer as várias entidades que responderam positivo ao apelo que fez para se juntar a causa, entre elas a Uniraia, União de Freguesia do sabugal e aldeia de Santo António, Criartecôa, Rotas e Raízes, Sabugal mais e município do Sabugal. A população do concelho demonstrou a sua união e muitos se juntaram à caminhada, num total de cerca de 130 caminheiros, oriundos de várias freguesias do concelho e também membros do Clube de Montanhismo da Guarda.
A caminhada culminou com o almoço, servido nas instalações da união de freguesias do Sabugal e aldeia de Santo António.
O Nelson Fernandes é um jovem de 29 anos de idade,  natural de Badamalos. Com 16 anos de idade, sem causa aparente, começou a sentir fraqueza nas pernas, realizou vários exames inconclusivos, até que aos 18 anos é diagnosticada a doença rara, de foro neuro muscular, designada por disferlinopatia.
Desde esse dia, Nelson não baixa os braços e continua a lutar pelo seu futuro e independência. A sua força, a família e amigos têm sido o seu grande suporte e hoje é licenciado em Sociologia e quer prosseguir estudos e ingressar no Mestrado.
Nelson desloca-se autonomamente numa cadeira de rodas eléctrica, contudo para garantir a sua independência precisa de uma carrinha adaptada que permita que o jovem se desloque sem que seja necessário o acompanhamento de terceiros.
Encontra-se a decorrer até dia 01 de Fevereiro, a angariação de fundos para aquisição de viatura adaptada, autorizada pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.
A família e amigos de Nelon têm se desdobrado na realização de eventos para ajudar o Nelson.
Durante o mês de Janeiro são vários os eventos promovidos pelo concelho do Sabugal e Região de Lisboa  para angariar fundos.
O seu contributo fará toda a diferença, ajude o Nelson Fernandes.

 NIB 0035 0702 0002 9001 8008 3

Podem seguir a campanha na página do Facebook 

segunda-feira, janeiro 26, 2015

Encontram-se abertas as inscrições para Feira Internacional de Turismo da Guarda 2015




Feira Ibérica de Turismo que se realizará de 30 de Abril a 3 de Maio, na cidade da Guarda, abriu, no seu portal www.mun-guarda.pt, o período de inscrições.



O objectivo da iniciativa é o de fomentar o intercâmbio transfronteiriço, ao mesmo tempo que pretende estimular o crescimento e relacionamento comercial. Ou seja, o desenvolvimento da Península Ibérica.

Para tal a FIT Guarda destina-se a todas as áreas relacionadas com o sector do turismo. Sejam Entidades de turismo, operadores, produtos gastronómicos vinícolas, agências de viagens, Câmara Municipais ou Associações.

terça-feira, janeiro 20, 2015

Seminário: Prevenção de riscos de exposição a materiais contendo amianto

CONVITE,

O Município do Sabugal vai promover um seminário, a decorrer no dia 30 de janeiro de 2015, em colaboração com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Unidade Local de Saúde da Guarda e a empresa Manuel J. A. Gomes, Lda. cujo tema é “PREVENÇÃO DE RISCOS DE EXPOSIÇÃO A MATERIAIS CONTENDO AMIANTO”.



Este evento terá lugar no Auditório Municipal do Sabugal com a finalidade de informar, esclarecer e sensibilizar todos os empregadores, trabalhadores, estudantes e população em geral sobre os riscos na saúde e no meio ambiente originados pela exposição ao amianto. Para obter informação mais detalhada consulte o programa que se encontra em anexo.

Neste sentido o Município do Sabugal vem convidá-lo a estar presente no referido evento assim como a colaborar na sua divulgação.


Com os melhores cumprimentos,


Maria João Mendonça

segunda-feira, janeiro 12, 2015

Convocatória Assembleia Geral 24 de Janeiro 2015


Nota de Imprensa - Associação Transcudania Cria Clube de Produtores do Sabugal


Nota de Imprensa Clube de Produtores do Sabugal
Associação Transcudânia e Produtores do concelho Sabugal criam Clube de Produtores, designado “ Clube de Produtores do Sabugal.”

O Clube de Produtores tem como objetivo promover os produtos e produtores do concelho do Sabugal em feiras e eventos do setor nacionais e Internacionais, promovendo o que de melhor temos no concelho.
Este projecto surge da crescente atratividade das atividades primárias, não só numa vertente de produção para autoconsumo e para o mercado local, mas também numa lógica mais empresarial visível, no aumento do número de estabelecimentos e dos postos de trabalhos criados na agricultura, pecuária, florestas, caça e pesca, assim como no número de jovens agricultores que se instalam pela primeira vez, no concelho.
A proximidade às cidades da Covilhã, Guarda, Castelo Branco e Salamanca e aos seus importantes pólos de saber e de formação, assim como a qualidade dos recursos endógenos do Sabugal, constituem argumentos determinantes para atrair investimento, privilegiando, numa primeira fase, a transformação dos produtos agrícola e florestal, orientados para os mercados regionais e/ou europeus, promovendo os produtos do concelho e das infraestruturas hoteleiras para receber visitantes.
O Clube de Produtores tem como objetivo mostrar e divulgar o que de melhor existe no concelho do Sabugal, promovendo os produtos junto de novos em feiras e eventos do sector, nacionais e internacionais.
Para aderir ao Clube de Produtores basta contatar a Associação Transcudânia e solicitar a Ficha de Adesão e o Regulamento de Funcionamento.

Para mais informações:
Associação Transcudânia ; 917906406
Ricardo Nabais 924433370;

segunda-feira, janeiro 05, 2015

Abertura de candidaturas ao PDR 2020 | Ação 3.2 e Ação 3.3


A Autoridade de Gestão do PDR 2020 - Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020, iniciou o período de apresentação de candidaturas:

Ação 3.2 - Investimento na exploração agrícola - Consulte anúncio aqui

Ação 3.3 - Investimento na transformação e comercialização de produtos agrícolas - Consulte anúncioaqui

A submissão de candidaturas é feita no período de 1 de Janeiro a 30 de Junho de 2015 no Balcão 2020, através do web site www.pdr-2020.pt 

quinta-feira, janeiro 01, 2015

Caminhada Solidária 4 de Janeiro 2015

Vamos começar o novo ano comemorando o 2.º aniversário da Rotas e , com uma caminhada solidária de angariação de fundos para entregar ao jovem Nelson  do nosso concelho.




Assim a inscrição é gratuita mas obrigatória por questões de seguro, e no final cada um dá um donativo que puder, será entregue depois ao Nelson, pode ser feita aqui:

Como chegar do sabugal até Badamalos ver o link aqui:
Iremos caminhar junto ao rio Côa na Grande Rota do Vale do Côa, e na bela ponte de sequeiros.

Há a possibilidade de almoço em Badamalos no restaurante com o preço de 7 euros..

Reservem já, vamos comemorar o 2 aniversários a ajudar quem precisa..

Ponto de encontro: Café Restaurante em Badamalos

Inscrições e informações : 924433370

Newsletter IFAP n.º 33 - dezembro 2014

NEWSLETTER IFAP
http://www.ifap.min-agricultura.pt/portal/page/portal/ifap_publico_recursos/GC_RP_util/GC_Newsletter/bullet_menu_topo.jpgNEWSLETTER
31.12.2014 | número 33
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui.
DECLARAÇÃO DE EXISTÊNCIAS DE OVINOS E CAPRINOS
Mais informações
Os detentores de ovinos e caprinos devem proceder à submissão da declaração de existências, durante o mês de janeiro de 2015, por referência a 31 de dezembro de 2014.
A declaração de existências de Ovinos e Caprinos poderá ser efetuada diretamente pelo produtor na Área Reservada do Portal do IFAP, em "O Meu Processo", ou através das entidades reconhecidas numa das Salas de Atendimento existentes para o efeito, ou nos Serviços Veterinários Oficiais.

CANDIDATURAS AO REGIME DE APOIO À REESTRUTURAÇÃO E RECONVERSÃO DA VINHA (VITIS) - CAMPANHA 2015-2016
Mais informações
As candidaturas ao Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS), Campanha 2015-2016, decorrem até 23 de janeiro de 2015, sendo submetidas on-line na Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo > Candidaturas > VITIS > Entregar/Alterar/Consultar.

Os viticultores que pretendam candidatar-se devem, desde já, proceder à sua inscrição como beneficiários do IFAP para obtenção de NIFAP, ou à atualização de dados, como indicação do NIB e/ou endereço eletrónico, e à inscrição, ou atualização dos dados da exploração, no Sistema de Identificação do Parcelário (iSIP) do IFAP. Devem, ainda, providenciar a atualização do Registo Central Vitícola, pedido de emissão de direitos provisórios e georreferenciação das parcelas (nos casos de relocalização de vinhas).
Para mais informação poderá consultar a Portaria n.º 357/2013 e o Aviso de Abertura de Candidaturas.

INTENÇÃO DE CANDIDATURA PARA OS PRÉMIOS POR VACA EM ALEITAMENTO, POR VACA LEITEIRA E POR OVELHA E CABRA, PARA O ANO DE 2015
Imagem
No âmbito do Regime de Apoio Associado "Animais", foi disponibilizado no Portal do IFAP o formulário para manifestação da intenção de candidatura para os Prémios por Vaca em Aleitamento, por Vaca Leiteira e por Ovelha e Cabra, para o ano de 2015.  

Este formulário esteve disponível até 31 de dezembro de 2014.
Serão aceites alterações ao número de ovinos e caprinos candidatos neste formulário de intenção até ao dia 31 de janeiro de 2015.
O acesso a esta funcionalidade poderá ser efetuado na Área Reservada do Portal do IFAP, através de“O Meu Processo/Candidaturas" (Beneficiários) e pela aplicação iDigital/Gestão de formulários e candidaturas (Entidades).
Neste âmbito o IFAP disponibiliza um conjunto de Perguntas Frequentes, relativas ao Regime de Apoio Associado, pretendendo-se assim facilitar a todos os intervenientes, as respostas às questões/dúvidas mais recorrentes.
Mais informações
NOVO PERÍODO DE APOIO EXCECIONAL E TEMPORÁRIO ÀS ORGANIZAÇÕES DE PRODUTORES DE FRUTAS
Tendo em consideração que a proibição adotada pelo governo da Rússia, relativa às importações de determinados produtos provenientes da União, constitui uma ameaça grave de perturbação de mercado, causada pela queda significativa dos preços, a Comissão Europeia adotou um conjunto de medidas excecionais e temporárias de apoio, destinadas a estabilizar as condições de mercado e precaver que os atuais distúrbios de mercado assumam um caráter mais severo e prolongado.
Estas medidas, aprovadas pelo Regulamento Delegado (UE) n.º 1031/2014, encontram-se em vigor até 31 de dezembro de 2014, tendo terminado a 22 de dezembro de 2014 o período para comunicação prévia das operações de retirada ao abrigo deste regime.
Considerando que o embargo da Rússia aos produtos Europeus continua a constituir uma ameaça grave de perturbação de mercado, a vigência do mecanismo de apoio estabelecido por este Regulamento é prolongada por via do Regulamento Delegado (UE) n.º 1371/2014.
A presente medida aplica-se às operações de retirada de mercado de Pêras e Maçãs realizadasentre 1 de janeiro de 2015 e 30 de junho de 2015, ou até à data em que sejam atingidas as quantidades fixadas para Portugal, no Anexo I do Regulamento (UE) n.º 1031/2014.
As Organizações de Produtores (OP) e Produtores poderão consultar os procedimentos de operacionalização, bem como os produtos e quantidades abrangidos e os prazos de comunicação e vigência da presente medida no Portal do IFAP.
Mais informações
BOVINOS - COMUNICAÇÃO DE MORTES NÃO RECOLHIDAS (SIRCA) E DESAPARECIMENTOS
Mais informações
Encontra-se disponível na Área Reservada do Portal uma nova aplicação para comunicação on-line de mortes não recolhidas pelo SIRCA e desaparecimentos de bovinos. Esta nova aplicação visa simplificar e desmaterializar o processo de comunicações à Base de Dados SNIRA.
Esta comunicação poderá ser efetuada diretamente pelo produtor na Área Reservada  do Portal do IFAP, ou através das entidades reconhecidas numa das Salas de Atendimento existentes para o efeito, ou nos Serviços Veterinários Oficiais.

APLICAÇÃO DA DISCIPLINA FINANCEIRA - CAMPANHA 2014
De acordo com o princípio da Disciplina Financeira, referido no artigo 11º do Regulamento (CE) n.º 73/2009, os montantes destinados a financiar as despesas relacionadas com o mercado e os pagamentos diretos da Política Agrícola Comum, devem respeitar os limites máximos anuais fixados por Decisão dos representantes dos Governos dos Estados-Membros. Com este objetivo, sempre que as previsões do financiamento daquelas medidas indiquem que o limite máximo anual será excedido deverá ser fixado um ajustamento dos pagamentos diretos.
Uma vez que as previsões relativas aos pagamentos diretos e às despesas relacionadas com o mercado, constantes do projeto de orçamento da Comissão para 2015, indicaram a necessidade de disciplina financeira, revelou-se necessário proceder à fixação de uma taxa de ajustamento dos pagamentos diretos.
Deste modo, o Regulamento (UE) n.º 1227/2014, vem determinar que os montantes dos pagamentos diretos, incluindo o POSEI, superiores a 2000 Euros, a conceder aos agricultores por conta de pedidos de ajuda apresentados relativamente ao ano de 2014, serão deduzidos em 1,302214%, independentemente da data em que são efetuados.

PDR 2020 APROVADO PELA CE
O Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, para o período 2014-2020 (PDR 2020), foi formalmente aprovado pela Comissão Europeia.
Mais informações
POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM (PAC) 2014-2020
Mais informações
No âmbito da reforma da Política Agrícola Comum (PAC), que abarcará o período de 2014-2020, foram publicados, no final de 2013, os regulamentos do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelecem o quadro normativo que vigorará nesse período.
Durante o presente ano foi sendo publicada pela Comissão Europeia a legislação regulamentar para o novo quadro de referência, a par das decisões e escolhas estratégicas pelos diferentes Estados-Membros, relativas à aplicabilidade das medidas de apoio para o setor agrícola.
É pois, neste enquadramento, que o IFAP disponibiliza, na Área Pública do Portal, uma nova página relativa à PAC 2014-2020.
Esta página contém informação atualizada sobre a última reforma da PAC com interesse para os beneficiários, nomeadamente  legislação e documentação aplicável, um Simulador para verificação do cumprimento das práticas "Greening", bem como um conjunto de Perguntas Frequentes.
Mais informações
APP IFAP MOBILE
Mais informações
O IFAP disponibiliza atualmente para todos os beneficiários registados no Portal do IFAP, a App IFAP Mobile, criada para SmartPhones em ambienteAndroid® e iOS®, com download gratuito.
A utilização desta aplicação permite aos beneficiários do IFAP a visualização de mensagens recebidas, a visualização do calendário mensal com as datas dos pagamentos, previstos e efetuados, das medidas de investimento e das ajudas do Pedido Único e dos Açores,e o acesso aos resumos de movimentos financeiros relativos a ajudas e apoios, com possibilidade de descarregar o respetivo PDF.
Faça o download gratuito em:
                     
Apple Store
   
Google Play
Para utilizar esta aplicação é necessário estar registado no Portal do IFAP.
Registe-se já!
Mais informações
INDISPONIBILIDADE DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO IFAP

O IFAP informa que, no âmbito de trabalhos de manutenção das bases de dados, os sistemas do Instituto, estarão, previsivelmente, indisponíveis durante o dia 11 de janeiro de 2015.
 
PAGAMENTOS DEZEMBRO 2014

No final do mês de dezembro de 2014, conforme procedimento habitual, o IFAP procedeu a pagamentos* num montante total de cerca de 392,6 milhões de euros.
Do conjunto das transferências efetuadas, destacamos os seguintes pagamentos:
  • PDR (2014-2020):

        Manutenção da Atividade em Zonas Desfavorecidas - 
    34,0 milhões de euros
  • PRODER:

        Medidas Investimento - 
    57,2 milhões de euros

        Florestação de Terras Agrícolas - 
    13,3 milhões de euros
  • PRORURAL: Medidas Investimento - 6,2 milhões de euros
  • PRODERAM: Medidas Investimento - 4,9 milhões de euros
  • POSEI AÇORES: Produções Animais - 17,8 milhões de euros
  • Regime de Pagamento Único (RPU) - 188,0 milhões de euros
  • Prémio por Vaca em Aleitamento - 20,9 milhões de euros
  • Prémio por Ovelha e por Cabra - 13,9 milhões de euros
  • Seguro SIPAC - 5,6 milhões de euros
  • Pescas - 9,3 milhões de euros
*Valores provisórios
Mais informações