quinta-feira, maio 07, 2015

URGENTE - Divulgação do Programa OTL


Com o pedido de divulgação e de acordo com o lançamento do Programa OTL 2015, encarrega-me o Sr. Director Regional do Centro, Dr. José Cardoso, de informar V. Exa. que se encontra a decorrer o prazo de candidatura ao Programa OTL.
Neste sentido, informa-se que o Programa OTL visa proporcionar aos jovens experiências em contexto de aprendizagem não-formal ou em contexto ativo de trabalho, permitindo desenvolver capacidades e competências e contribuindo para uma ocupação dos tempos livres de forma saudável.
O Programa OTL existe em duas modalidades:
           Curta duração;
           Longa duração.
A modalidade de CURTA DURAÇÃO congrega duas vertentes:
           Intervenção sociocultural e técnico-científica;
           Formativa
Nos projetos de ambas as vertentes desenvolvem-se atividades lúdico/formativas, com uma duração entre 5 e 10 dias, em períodos de férias escolares.
No programa OTL de curta duração existem as seguintes áreas:
a) Ambiente e/ou proteção civil;
b) Apoio a idosos e/ou apoio à infância;
c) Cultura e/ou património;
d) Combate à exclusão social;
e) Saúde;
f) Associativismo;
g) Desporto;
h) Direitos Humanos;
i) Direitos dos animais;
j) Cidadania;
l) Outras de reconhecido interesse.
Para 2015 serão consideradas como prioritárias as seguintes áreas:
·        Combate à exclusão Social Desporto
·        Associativismo
·        Desporto e Voluntariado para as duas modalidades Curta Duração

Como Promotor, na modalidade de CURTA DURAÇÃO, podem candidatar-se Jovens Monitores com idades entre os 18 e os 30 anos, com formação na área do projeto que pretende apresentar, e uma parceria para a execução do projeto com uma das entidades abaixo referidas;
ü      Associações Juvenis inscritas no RNAJ - Registo Nacional do Associativismo Jovem, Clubes Desportivos, Associações de Modalidades e Federações Desportivas, ONG - Organizações Não-Governamentais, IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Mutualidades, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia ou outras entidades privadas sem fins lucrativos.

Os Projetos na modalidade de LONGA DURAÇÃO, devem ser apresentados por jovens em parceria com uma entidade. Assim, o jovem poderá apresentar, desenvolver e executar o seu próprio projeto, ganhando experiência de trabalho, capacidades profissionais, competências profissionais, pessoais e relacionais, além de fomentar o seu espírito empreendedor e desenvolver um projeto experimental em área profissional do seu interesse. Estes projetos têm uma duração entre 264 e 396 horas.
No Programa OTL podes participar numa das seguintes áreas:
a) Empreendedorismo;
b) Investigação;
c) Associativismo;
d) Sociocultural;
e) Criativa;
f) Desenvolvimento agrícola;
g) Outra de reconhecido interesse.

Como Promotor, na modalidade de LONGA DURAÇÃO podem candidatar-se Jovens Dinamizadores, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que não esteja a receber qualquer prestação de proteção no desemprego, que tenha intenção de criar um projeto, desenvolvê-lo em parceria com uma das entidades seguintes:
Associações inscritas no RNAJ - Registo Nacional do Associativismo Jovem; Clubes Desportivos, Associações de Modalidade e Federações Desportivas, ONG -Organizações Não-governamentais; IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Mutualidades; Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, Outras entidades privadas com ou sem fins lucrativos.
As candidaturas podem ser feitas em formulário próprio através do Portal da Juventude ou nas Direções Regionais do IPDJ, I.P..

Relativamente aos Prazos de candidatura, informa-se que:

PROJETOS DE CURTA DURAÇÃO - Período de verão:,

  • PERÍODO DE REALIZAÇÃO PARA PROJETOS  - de 15 de junho a 11 de setembro de 2015.
  • Apresentação dos projetos pelas entidades promotoras: até 18 de maio;
  • Inscrição dos jovens participantes: a partir de 9 de junho até 5 dias antes do início de cada projeto.

PROJETOS DE LONGA DURAÇÃO

  • PERÍODO DE REALIZAÇÃO PARA PROJETOS  - de 01 de maio a 30 de novembro de 2015.
  • Apresentação dos projetos pelos jovens dinamizadores/entidades  promotoras  de 01 de maio a 30 de setembro de 2015devendo os projetos ser apresentados 30 dias úteis antes do respetivo início, e não transitar para o ano de 2015.

Para apresentação de candidaturas será necessário preencher o formulário de candidatura e enviar o mesmo, com os respetivos anexos, à Direção Regional do Centro do IPDJ, IP, através do e-mail helena.saldanha@ipdj.pt/ana.caria@ipdj.ptcom todos os documentos, nomeadamente a declaração de parceria da entidade promotora parceira, conforme.
O IPDJ.I.P garante aos jovens monitores e aos jovens dinamizadores dos projetos uma bolsa horária no montante a definir anualmente, um seguro de acidentes pessoais e um certificado de participação, a emitir pela Direção Regional do IPDJ.
No ano de 2015 os valores das Bolsas serão os seguintes:
ü      Jovens monitores: 0,20€/hora/jovem participante
ü      Jovens dinamizadores: 2,00 €/hora
Sempre  ao dispor para qualquer informação complementar.

Sem comentários: