quarta-feira, abril 15, 2015

Seminário sobre o Gorgulho-do-eucalipto


16 de abril | Auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca



Gonipterus platensis é um inseto desfolhador (Coleóptero) que afeta todas as espécies do géneroEucalyptus, demonstrando, no entanto, preferência por determinadas espécies, como é o caso doEucalyptus globulus.
Em Portugal, é  considerado uma praga com importantes impactes económicos, pelos graves danos que tem provocado nos povoamentos de eucalipto, principalmente no norte e centro do país, particularmente em eucaliptais instalados em zonas de altitude acima dos 400m. 
Alimenta-se de folhas adultas recém formadas, tanto no estado larvar como no estado adulto, pelo que os eucaliptos mais suscetíveis aos ataques são os que se encontram em transição de folha jovem para adulta (entre os 2 e os 4 anos) e os adultos. 
No sentido de divulgar informação sobre o estado da praga em Portugal, bem como sobre os meios de luta que existem ao dispor do produtor e proprietário florestal para o controlo atempado e integrado deste agente biótico nocivo, o ICNF, I.P., em colaboração com a DGAV, o INIAV, I.P., a CELPA e a Câmara Municipal de Arouca, vai realizar, no dia 16 de abril de 2015, no Auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca, o Seminário sobre o Gorgulho-do-eucalipto.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, até ao dia 10 de abril, e limitada à capacidade máxima do auditório.

Ver PROGRAMA

Sem comentários: