terça-feira, dezembro 23, 2014

Seminário sobre Fundos Europeus para o Ambiente e Energia

No próximo dia 4 de fevereiro de 2015 realiza-se o Seminário “Apoios Comunitários para o Ambiente e Energia”, evento organizado pelo Jornal Água & Ambiente, em Lisboa, para saber quais são as novas oportunidades do novo ciclo de financiamento comunitário Portugal 2020 na área “verde”.
As INSCRIÇÕES podem ser feitas AQUI.
O Seminário terá como foco a apresentação das linhas estratégicas e específicas dos Programas Regionais e do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, de que as entidades podem beneficiar. “As prioridades ambientais mudaram exigindo novas abordagens e envolvimentos por parte da sociedade. Em linha com esta estratégia os fundos para investimento podem atingir um valor global de quatro mil milhões de euros para a área do Ambiente e Energia“, sublinha a organização.
O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, que dará início ao seminário, abordará a “Estratégia Europa 2020” falando do novo ciclo de financiamentos comunitários.
Caberá ao presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, José Soeiro, falar das oportunidades, regras de atribuição dos FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento 2014-2020, no âmbito do POSEUR e Programas Regionais e ainda dos fatores diferenciadores para a concretização de candidaturas com sucesso.
O perito da DG Climate Action da Comissão Europeia, Claus Kondrup, irá focar as Políticas Climáticas no Quadro Financeiro Plurianual dando ênfase aos “financiamentos disponíveis e pouco utilizados“.
Os “Fundos para a Promoção da Adaptação às Alterações Climáticas e Prevenção e Gestão De Riscos - dos Constrangimentos às Oportunidades” serão apresentados pelo assessor do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Fernando Teigão dos Santos.
No sector da Energia as prioridades e investimentos a privilegiar para uma economia de baixo carbono serão dadas a conhecer pelo presidente da ADENE, Pedro Cabral.
O coordenador do grupo de trabalho do PERSU 2020, Paulo Ferrão, apresentará a oportunidades na área dos resíduos, incluindo as “regras e mecanismos de atribuição dos fundos” e “fatores diferenciadores para concretização de candidaturas com sucesso”.
As oportunidades que surgem no âmbito do novo quadro para o sector da água – “prioridades e investimentos a privilegiar” serão contextualizadas pelo coordenador do Grupo de Trabalho do PENSAAR 2020, José Veiga Frade. O debate será moderado pelo presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta.
A sessão de encerramento do seminário ficará a cargo do secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, que falará sobre “Portugal em 2020 – Timeline: Onde Estamos, para Onde Vamos”.

Sem comentários: