quinta-feira, novembro 13, 2014

Seminário “O Desporto pela Não Violência – O Desporto Contra a Violência”

A Violência no desporto manifesta-se de várias formas que vão desde a linguagem, abusos e comportamentos dos praticantes, treinadores, juízes, espetadores ou pais, até situações mais graves como a agressão física.

Colocando de uma forma simples, a violência no desporto é algo prejudicial, tanto para crianças como jovens, como para o desporto no seu todo.

A existência de episódios de violência leva à diminuição da segurança e do prazer no desporto, e ao abandono precoce por parte das crianças e jovens.

Conscientes da necessidade de uma atuação proativa e do seu papel fundamental para a área do desporto e juventude, no seu todo, a Direção Regional do Centro do IPDJ, I.P. em articulação com entes públicos e privados, realiza no próximo dia 5 de Dezembro, entre as 9h30 e as 17h30, o Seminário “O Desporto pela Não Violência – O Desporto Contra a Violência”.

O seminário tem como destinatários Praticantes, Estudantes,  Professores, Treinadores, Árbitros, Juízes,  Dirigentes, Médicos, População em geral e pretende:
·        Sensibilizar para a violência exercida no desporto do praticante ao espectador;
·        Promover uma mudança de atitude na defesa dos direitos humanos dignificando a prática desportiva;
·        Promover uma educação que reduza os níveis de tolerância aos comportamentos agressivos sendo estes promotores de violência;

Imbuídos pela necessidade de uma maior mobilização, participação e discussão os painéis a debate centram-se nas seguintes abordagens:

  1. Painel:  “Desporto: Educação para a Não Violência”
  2. Painel: “Emoções Não Controladas”
  3. Painel: “Os Valores da Ética desportiva”
  4. Painel: “A Responsabilidade da Comunicação Social na Difusão e Formação de Valores”

Certos do contributo relevante em prol da não violência e do Fair Play convidamos V. Exa. a participarno Seminário “O Desporto pela Não Violência – O Desporto Contra a Violência”, o qual terá lugar noAuditório da DRC do IPDJ, sito na Rua Pedro Monteiro, 73, em Coimbra.

Inscrições, até 28 de novembro 2014, através do envio do formulário, em anexo, ou diretamente no linkFicha de Inscrição Seminário . As inscrições serão aceites por ordem de entrada, em conformidade com a capacidade do espaço.

Sem comentários: