terça-feira, novembro 04, 2014

COMEMORAÇÕES DO DIA DO CONCELHO DIA 10 de NOVEMBRO 2014

Concelho do Sabugal comemora, a 10 de novembro, 718 anos da Confirmação do Foral de D. Dinis


"O Concelho do Sabugal, celebra, dia 10 de novembro de 2014, segunda-feira, 718 anos da confirmação do Foral de D. Dinis. Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal do Sabugal delineou um programa que inclui Sessão Solene, Exposição dos Homenageados e Concerto, à noite, com a Banda Sinfónica da PSP. Também, nesse dia, a Autarquia em conjunto com o Museu Nacional da Imprensa, atribuirá, os prémios do Concurso Escolar “Lugares: Homenagem a Manuel António Pina”. 

Pelas 9h30, na Praça da República, dar-se-á início às Comemorações com o hastear das Bandeiras do Município, Nacional e União Europeia, bem como as quarenta Bandeiras das Freguesias do Concelho do Sabugal, ao som do Hino Nacional.

Pelas 10h00 iniciar-se-á a Sessão Solene Comemorativa, no Auditório Municipal, com a atribuição dos prémios aos vencedores do Concurso Escolar Manuel António Pina. Foram três as Escolas do Concelho do Sabugal vencedoras do Concurso, contemplando alunos que vão desde os 3 aos 14 anos. As turmas premiadas foram as seguintes:
  • Sala Quarto Crescente (3 anos) do Centro Infantil Riba Côa da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal, no escalão Pré-Escolar, com "O Projeto dos Gatos";
  • Turma 4 do 3.º Ano da EB1 de Sabugal, no escalão 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um trabalho de poesia e desenho;
  • 8.º A da Escola Regional Dr. Dinis da Fonseca, no escalão do 3.º Ciclo do Ensino Básico, com uma 'Reportagem' sobre a exposição 'Lugares' (de Manuel António Pina), organizada pelo Museu Nacional de Imprensa e que esteve patente ao público na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal do Sabugal, terra natal do jornalista e escritor Manuel António Pina, falecido em 2012. 
  • O Júri concedeu, ainda, uma Menção Honrosa, a outro trabalho de 'reportagem' , elaborado pela turma de 9.º ano do Externato Secundário do Soito, no escalão do 3.º Ciclo do Ensino Básico.
A Sessão continuará com a condecoração dos Trabalhadores da Autarquia com 15 anos de Serviço Efetivo no Município, Voto de Louvor aos Trabalhadores Aposentados em 2014, Voto de Louvor a Empresa de Transportes, seguida da atribuição da Medalha de Mérito Social ao Reverendíssimo Pe. António Teixeira Almeida Souta e Senhor Manuel Gouveia.

Para finalizar o programa da manhã, será inaugurada a Exposição Evocativa dos Homenageados, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal, que estará patente ao público até 14 de dezembro de 2014.
A jornada comemorativa encerra com um Concerto pela Banda Sinfónica da PSP, pelas 21h30, no Auditório Municipal, com entrada gratuita.



Sem comentários: