sexta-feira, março 29, 2013

ABERTURA DA ÉPOCA TERMAL DO CRÓ MARCADA PELA RECRIAÇÃO HISTÓRICA DOS BANHOS ROMANOS


ABERTURA DA ÉPOCA TERMAL DO CRÓ MARCADA PELA RECRIAÇÃO HISTÓRICA DOS BANHOS ROMANOS
A Câmara Municipal do Sabugal promove, no próximo dia 30 de março, sábado, pelas 15h00, no Recinto das Termas do Cró, tendo como cenário o Antigo Balneário Termal, a Recriação Histórica dos Banhos Romanos, a cargo da Companhia de Teatro VIV`ARTE.
Estão, ainda, previstas ações complementares de promoção em Ciudad Rodrigo e Cória, no dia 23 de março, que visam o público do território fronteiriço de Espanha.
A ação ”Evento de Animação e Promoção – Abertura da Época Balnear do Cró” centra-se na promoção dos recursos termais concelhios através de ações de recriação/animação alusivas ao período romano, na temática específica do termalismo, servindo de mote à abertura do período balnear do Cró, que se inicia a 1 de Abril de 2013.
Esta ação enquadra-se no Plano de Animação Local, que é objeto de candidatura integrada por parte do Líder do Consórcio “Provere Termas - Valorização das Estâncias Termais da Região Centro” que contempla um conjunto de intervenções de carácter marcadamente imaterial, com incidência direta na oferta de atividades de animação e promoção local, que visam o aumento das taxas de ocupação das respetivas Estâncias Termais.
É direcionada para o público em geral, com especial enfoque nos utentes de Estâncias Termais, pretendendo assim, em articulação com os objetivos delineados no âmbito do Plano de Marketing, reforçá-lo ao nível da valorização e dinamização dos respetivos recursos endógenos locais.
A opção de utilização do conceito de “Recriação Histórica” está claramente vinculada ao contexto patrimonial do concelho do Sabugal, onde estes eventos encontram um contexto simbólico, do ponto de vista físico e imaterial, de grande relevância e que, sendo âncoras da visitação turística, são também motores das demais atividades com relevância no território, como é o caso do termalismo.
Recria-se o quotidiano da época, com motivos ornamentais romanos, que incluem decoração das fenestrações do antigo balneário, colunatas romanas, esteiras decoradas, ânforas e variada louça de barro, busto de imperador ou senadores, mobiliário de apoio, tina de banho, utensílios/ produtos de banho (limpeza e raspagem), taças de vinho e uvas e decoração variada de época. A encenação contempla a especificidade “do banho romano”, como elemento base, passando pelas fases de Caldário (espaço das termas com banhos públicos), Tepidário (local do banho morno) e Frigidário (local onde se tomava o banho frio) e encenações complementares paralelas como danças de vestais, combate de gladiadores, rituais de purificação, declamação de poesia, canto e música.
A ação termina com uma visita guiada e encenada ao Balneário Termal do Cró, onde uma pequena degustação de sabores regionais aguarda os visitantes.

Desfrute… e Surpreenda os Sentidos!

Sem comentários: