sábado, fevereiro 02, 2013

Grande Rota do Vale do Côa

A Grande Rota do Vale do Côa vai crescer entre a nascente (Fóios, Sabugal) e a foz do rio Côa (Museu do Côa, Vila Nova de Foz Côa). Ao longo de cerca de 200 quilómetros atravessando os concelhos do Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa, o percurso irá incluir três valências: pedestre, equestre e BTT.


O que é a Grande Rota do Vale do Côa?
A Grande Rota do Vale do Côa, trilho pedestre que neste momento conta com 30 quilómetros marcados entre Castelo Melhor (Vila Nova de Foz Côa) e Cidadelhe (Pinhel), vai ser alargada. O renovado percurso vai estender-se ao longo de cerca de 200 km, entre a nascente e a foz do rio Côa, atravessando os concelhos do Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa. Adicionalmente, o percurso irá agora incluir 3 valências: pedestre, equestre e BTT.
No âmbito deste projecto de alargamento da Grande Rota do Vale do Côa, promovido pela Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, nesta primeira fase, a ATN ficou responsável pelo levantamento do trilho, que irá ser realizado entre o fim de Janeiro e o início de Março.
Recolha de informação
– Conhece o vale do Côa?
– Costuma realizar percursos ao longo do rio ou tem informação sobre percursos existentes (pedestres, btt ou equestres)?
– Conhece locais de interesse singular?
– Gostava de participar na criação de um percurso pedestre ao longo do Côa?
Pretendemos juntar o máximo de informação sobre percursos existentes (marcados ou não), sobre património singular existente ao longo do rio (moínhos, pontes, bosques, casebres, aldeias), assim como informação sobre serviços de alojamento e restauração que possam ser usados pelos futuros utilizadores deste trilho.
Para participar na recolha de informação, basta preencher um pequeno formulário.
 https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEtDWG5jaGVkNTRybXdWeVBtMnN3d0E6MQ

Voluntariado
A equipa da ATN-Associação Transumância Natureza irá realizar visitas ao terreno. Se tiver algum tempo livre e quiser acompanhar-nos no campo, por favor contacte-nos. Precisamos de apoio na realização de levantamento de trilhos, recolha de informação sobre património e locais de interesse, fotografia e vídeo, assim como na elaboração de desenhos.
Pedimos a todos os interessados que queiram participar neste projecto para nos contactarem via email:
Alice Gama – a.gama@atnatureza.org
Telefones (271311202 ou 927388110).

Sem comentários: