sexta-feira, junho 15, 2012

Gastronomia Judaica


Gastronomia Judaica: Um desafio para o seu palato que decerto não quer perder!

No dia 24 de Junho, em Belmonte, uma das localidades portuguesas onde as marcas judaicas estão bem presente e vivas, realizar-se-á uma sessão de gastronomia judaica.

Faça uma pausa, visite as Aldeias Históricas de Portugal e conheça ou reavive os sabores da gastronomia judaica, uma iniciativa organizada pelo Município de Belmonte, promovida pelas Aldeias Históricas de Portugal no âmbito da EEC do PROVERE “Aldeias Históricas de Portugal – Valorização do Património Judaico”.

Curiosidades:

Cozinha judaica é, provavelmente, a cozinha mais marcada pelos preceitos religiosos nos dias atuais. É conhecida no mundo inteiro, principalmente por causa das recomendações do ´Kashrut´ (As Leis Higiênicas), que proíbem o consumo de porco, crustáceos, leite e carne numa mesma refeição. Nem sempre a cozinha judaica é necessariamente kasher.


cg_info_rosh_21_216


Em virtude de tantas proibições ou obsessão pela pureza dos alimentos, o povo judeu foi criando uma culinária baseada em aves, vegetais, carne de vaca e uso de ervas. Presente nos rituais e festas, a cozinha judaica não é sofisticada nos ingredientes, mas muito aprimorada no preparo.
De acordo com a tradição judaica, a comida ocupa lugar de destaque nas festividades e comemorações religiosas. Cada festividade tem pratos típicos correspondentes, com papel definido no ritual.


Sem comentários: