domingo, maio 20, 2012

Petição Reabertura das casas Florestais Abandonadas na Serra da Malcata


Para:
Exma. Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território Dra. Assunção Cristas 
e
 Exma. Senhora Presidente do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade


Na Reserva Natural da Serra da Malcata, foram construídas, há cerca de 50 anos três casas florestais, pertencentes ao concelho de Sabugal. As referidas casas foram habitadas por guardas florestais, com as respectivas famílias, durante uma dezena de anos. No início da década de 90, o ICN adquiriu as casas e com a aprovação de um projecto recuperou-as para turismo. O investimento foi aplicado e com a mudança de Direcção da Reserva Natural da Serra da Malcata, as casas nunca foram utilizadas.

Para que serviu o investimento?
O ICNB há mais de duas décadas que tem as casas e nunca as utilizaram.

Numa altura em que tanto se fala em turismo rural e sendo a Reserva Natural da Serra da Malcata um dos maiores pontos de atratividade da Região, visitada por inúmeros turistas e amantes da natureza, não será incompreensível a não abertura das casas?
A Junta de Freguesia dos Foios, a associação Transcudânia, entre outras entidades do concelho já manifestaram disponibilidade para reabrir e conservar as casas.
A abertura destas casas é uma grande mais-valia para o desenvolvimento sustentável do concelho. Estas casas permitem um contacto com a natureza inigualável a qualquer outro lugar.
O Interior já é muito esquecido, não desvalorizem as oportunidades de o acordar.

Exigimos a reabertura das casas e a sua gestão entregue a entidade que acharem correto. 

Os signatários


Sem comentários: