segunda-feira, novembro 14, 2011

As Rondas de São Martinho!



A Transcundânia, Associação Cultural do Sabugal, cumpriu mais uma vez, a tradição do S. Martinho, que representa uma memória secular nesta vila. As Rondas de S. Martinho são fruto de um somatório de vivências, de actos e factos onde se cruzam o passado e o presente, convivem a nostalgia, a mudança e até a desmemória.

No dia 12 de Novembro, ao inicio da tarde, um grupo de jovens iniciou a actividade com a apanha da castanha e caruma nos Fóios.

Ao final da tarde, iniciou-se no Largo do Castelo, o Mega Magusto regado com a docinha jeropiga. Depois de umas castanhas quentes e com a chegada do Grupo Manta de Ourelos percorreu-se a Zona História relembrando os velhos tempos. A curiosidade dos que desconheciam o evento foi muita e despertou inúmeras atenções. Inicialmente as pessoas pareciam intimidadas, contudo após contestarem a animação, juntaram-se ao grupo, em prol desta iniciativa de recuperação e preservação de tradições.

Foi um serão envolto em música, convívio, alegria, castanhas, jeropiga, entre o calor dos cafés, a animação da rua e a chama da fogueira.

A Transcudânia agradece a participação de todos, em especial aos Palheiros do Castelo, Casa da Esquila, Casa do Castelo, Câmara Municipal do Sabugal, Junta de Freguesia de Fóios, Bar o Século, Bar Osíris, Bar Fora de Horas, Scotch Bar, a EM Sabugal + e ao Grupo Manta de Ourelos que animou toda a comunidade.

Sem comentários: